sábado, 17 de setembro de 2011

Um pouco sobre morte e ressurreição





"E assim como aos homens está ordenado morrerem uma só vez, vindo, depois disto, o juízo," (Hb 9:27)
"Portanto, assim como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens, porque todos pecaram." (Rom 5:12)
"Porque, assim como, em Adão, todos morrem, assim também todos serão vivificadosem Cristo. Eis que vos digo um mistério: nem todos dormiremos, mas transformados seremos todos, num momento, num abrir e fechar de olhos, ao ressoar da última trombeta. A trombeta soará, os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados. Porque é necessário que este corpo corruptível se revista de incorruptividade, e que o corpo mortal se revista da imortalidade." (ICor 15:22,51-53)
O homem a princípio foi criado para viver eternamente. Contudo, com sua opção pelo pecado, acabou por encontrar a morte. Como somos da mesma natureza de Adão, igualmente haveremos de passar pela morte. D-us prometeu a vida Eterna ao homem na condição de obediência. Disse-lhe que certamente morreria se não se mantivesseem retidão. O inimigo, ao contrário, em função da desobediência a D-us, também fez promessa: certamente não morrerás?
O desrespeito, desprezo e afronta ao Supremo Criador fez confirmar a morte a qual todos havemos de passar. Todos os homens morrem.
Moisés e Elias foram vistos com Yeshua
“Seis dias depois, tomou Yeshua (Jesus) a Pedro e aos irmãos Tiago e João e os levou, em particular, a um alto monte. E foi transfigurado diante deles; o seu rosto resplandecia como o sol, e as suas vestes tornaram-se brancas como a luz. E eis que lhes apareceram Moisés e Elias falando com ele.”  Mt 17:1-3
Aqui temos simplesmente uma visão do futuro reino de Cristo.
Observe o que disse Yeshua:
“E, descendo eles do monte, ordenou-lhes Yeshua: A ninguém conteis a visão, até que o Filho do Homem ressuscite dentro os mortos.” Mt 17:9
“ Porque o Filho do Homem há de vir na glória de seu Pai, com os seus anjos, e, então, retribuirá a cada um conforme as suas obras. Em verdade vos digo que alguns há dos que aqui se encontram, que de maneira nenhuma passarão pela morte até que vejam o Filho do Homem no seu reino.” Mt 16:27,28
Neste texto, como em apocalipse, temos muitas visões, mas seus personagens são futuros. Como exemplo, temos os participantes do reino, que ainda não ressuscitaram.
Observe que este verso diz que quando Jesus vier na Sua glória, então retribuirá a cada um segundo as suas obras.
Quando a Bíblia diz que não provariam a morte até que enxergaram o filho do homem vindo na glória, explica a razão de terem diante deles a visão relatado no próximo capítulo de Mateus que prefigura uma situação no futuro reino, quando haverão de ressurgir tanto Elias, quanto Moisés.
Moisés está morto e ainda não ressuscitou
Assim, morreu ali Moisés, servo do ETERNO, na terra de Moabe, segundo a palavra do ETERNO. Este o sepultou num vale, na terra de Moabe, defronte de Bete-Peor e ninguém sabe, até hoje, o lugar da sua sepultura. Tinha Moisés a idade de cento e vinte anos quando morreu; “
Enoque, herói da fé!
“Pela fé, Abel ofereceu a D-us mais excelente sacrifício do que Caim; pelo qual obteve testemunho de ser justo, tendo a aprovação de D-us quanto às suas ofertas. Por meio dela, também Enoque foi trasladado para não ver a morte; não foi achado, porque D-us o trasladara. Pois antes da sua trasladação, obteve testemunho de  haver agradado a D-us.

Pela fé Noé, divinamente instruído acerca de acontecimentos que ainda não se viam e sendo temente a D-us, aparelhou uma arca para a salvação de sua casa; pela qual condenou o mundo e se tornou herdeiro da justiça que vem da fé.
Pela fé Abraão, quando chamado, obedeceu, a fim de ir para um lugar que devia receber por herança; e partiu sem saber aonde ia.”  Hb 11:4,5,7,8
Enoque... também morreu !
Enoque viveu sessenta e cinco anos e gerou Metusalém. Andou Enoque com D-us; e, depois que gerou a Metusalém, viveu trezentos anos e teve filhos e filhas. Todos os dias de Enoque foram trezentos e sessenta e cinco anos. Andou Enoque com D-us e já não era, porque D-us o tomou para si.” Gen 5:21-24
Abel, Enoque, Noé, Abrão, Sara, Isaque, Jacó, José, Moisés, Raabe, Gideão, Baraque, Sansão, Jefté, Davi, Samuel e os santos profetas,
Todos estes morreram na fé, sem ter obtido as promessas; vendo-as, porém, de longe, e saudando-as, e confessando que eram estrangeiros e peregrinos sobre a terra.” Hb 11:13
Todos esperam ressurreição
“ Ora, todos estes que obtiveram bom testemunho por sua fé não obtiveram, contudo, a concretização da promessa, por haver D-us provido coisa superior a nosso respeito, para que eles, sem nós não fossem aperfeiçoados.” (Hb 11:39,40)
Veja que nossos irmãos na fé não alcançaram as promessas, e serão aperfeiçoados juntamente conosco, quando passarmos pela ressurreição!

Yeshua é o primeiro dentre os mortos !
“.. isto é, que o Machiach devia padecer e, sendo o primeiro da ressurreição dos mortos, anunciaria a luz ao povo e aos gentios.” (At 26:23)
O que você entende quando a Bíblia diz que Yeshua é o primeiro dentre os mortos? Não houveram ressurreições antes Dele?
Sim, mas Ele ressuscitou para a vida eterna, o que não ocorreu com os demais.
E Yeshua trará o galardão
“Porque, assim como, em Adão, todos morrem, assim também todos serão vivificadosem Cristo. Cada um, porém, por sua própria ordem: Cristo, as primícias; depois os que são de Cristo, na sua vinda.” ( ICor 15: 22,23)
Então como dizer que Cristo fez-se primícia dentre os mortos se admitíssemos que outros já ressuscitaram para a eternidade antes de Yeshua? Impossível !!
Por isso a Bíblia diz-nos que quando Ele vier dará o galardão aos seus servos, aos que o temem.
Na verdade, as nações se enfureceram; chegou, porém, a tua ira, e o tempo determinado para se dar o galardão aos teus servos, os profetas, aos santos e aos que temem o teu nome, tanto os pequenos como aos grandes, e para destruíres os que destroem a terra.” ( Ap 11:18)
E eis que venho sem demora, e comigo está o galardão que tenho para retribuir a cada um segundo as suas obras” Ap 22:12
“... mas os que são havidos por dignos de alcançar a era vindoura e a ressurreição dentre os mortos não casam, nem se dão em casamentoPois não podem mais morrer, porque são iguais aos anjos e são filhos de D-us, sendo filhos da ressurreição” Lucas 20:35,36
Alcançamos a vida eterna por meio de Cristo e este acontecimento se dará na sua vinda e não antes dela, como supõe-se para Moisés e Enoque.

http://sal78.blogspot.com/2011/09/talmud-palavra-talmud-significa.html
fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixa seu comentário...Obrigado...